14/10/2013

Como usar a rede credenciada de seu seguro saúde


Warning: sizeof(): Parameter must be an array or an object that implements Countable in D:\Inetpub\vhosts\brunialtiseguros.com.br\httpdocs\application\modules\default\views\scripts\blog\detalhes.phtml on line 21

Dependendo da sua necessidade, os procedimentos variam. A primeira iniciativa é solicitar à operadora o livro que relaciona hospitais, clínicas, laboratórios e profissionais de saúde credenciados. Para alguns procedimentos médicos será necessário solicitar autorização da operadora. Saiba que depois de autorizados, todos os custos deverão estar cobertos, de acordo com as características do seu contrato. As operadoras de planos de saúde podem mudar a oferta da rede credenciada, mas não diminuir os serviços oferecidos. Para utilização dos serviços credenciados, saiba quais são os procedimentos que você deve ter: 

Consultas médicas

Telefone para o consultório do médico que selecionou na relação fornecida pela operadora, marcando a consulta. No dia e hora marcados, você deverá apresentar a carteirinha do plano ou seguro de saúde. Caso não possa comparecer, avise com antecedência para liberar o horário para outro cliente.

Exames

Os exames têm que ser solicitados pelo médico, com justificativa da investigação para o diagnóstico.  Para os exames por imagem você tem que agendar a realização num laboratório ou clínica, onde também apresentará a carteirinha do seguro ou plano. No entanto, alguns exames mais complexos precisam ser autorizados pela operadora. Entre estes, geralmente estão incluídos: radioterapia e quimioterapia, angiografia e arteriografia, cintilografia, eletrocardiografia dinâmica – holter, estudo hemodinâmico, tomografia computadorizada, litotripsias (explosões de pedras nos rins com a utilização de raio laser), ultrassonografia com doppler, ressonância magnética, eletrococleografia, eletromiografia, eletroneuromiografia, etc. Para fazer tais exames você deve enviar para a operadora o pedido do médico, com a justificativa da sua realização. A autorização, na maioria das vezes, é encaminhada para você ou diretamente para a clínica que você indicou. Em geral, os pedidos de exame têm validade de 30 dias para realização, a partir da data do pedido médico. A regulamentação de planos e seguros de saúde proíbe a limitação de exames destinados a investigar e auxiliar o diagnóstico. Também não podem ser negados procedimentos e tratamentos médicos necessários ao restabelecimento do paciente. O controle das autorizações tem o objetivo de evitar desperdícios e encarecer demasiadamente os planos e seguros, com repasse dos custos para os beneficiários no reajuste das mensalidades. Internação hospitalar A internação tem que ser solicitada por um médico quando for eletiva (cirurgia programada), mas pode ser feita diretamente num hospital credenciado, em casos de emergência, quando há risco de morte do paciente.
A internação eletiva precisa ser justificada pelo médico na solicitação que deverá ser encaminhada para autorização da operadora. O hospital também pode enviar o pedido, mas o processo de liberação costuma ser mais lento. Esse tipo de internação, em geral, é feito para parto ou outras cirurgias que não são urgentes. Por isso, é recomendável providenciar a autorização com pelo menos uma semana de antecedência e entrar em contato com o hospital. Evite deixar para a última hora o envio do pedido de autorização, para prevenir uma eventual solicitação de mais esclarecimentos por parte da operadora sobre a cirurgia. Já as internações em casos de emergência e os atendimentos de urgência não precisam de autorização. Os hospitais credenciados são obrigados a atender e medicar o paciente. Passado o problema que motivou a internação e com o paciente recuperado da crise, havendo necessidade de tratamentos complementares poderá ser requerido um pedido de autorização para o restabelecimento total.

(Fonte: http://www.tudosobreseguros.org.br/sws/portal/pagina.php?l=386
 


Ver mais Postagens