21/05/2013

Brasil estará entre os 10 maiores mercados de seguros do mundo em 2020


Warning: sizeof(): Parameter must be an array or an object that implements Countable in D:\Inetpub\vhosts\brunialtiseguros.com.br\httpdocs\application\modules\default\views\scripts\blog\detalhes.phtml on line 21

O mercado global de seguros vai crescer fortemente nos próximos anos. Os mercados da Índia e do Brasil, por exemplo, estarão entre os 10 primeiros no ranking de seguros primários. Em 2010, eles ocupavam a 14ª e a 15ª posições, respectivamente.

É o que indica um levantamento realizado pela Munich Re (Insurance Market Outlook 2013) e divulgado no dia 16 deste mês. As taxas de crescimento serão especialmente fortes nos países emergentes, como o Brasil. O crescimento do mercado de resseguros, no entanto, será mais lento do que na indústria de seguros primários.

“A recuperação econômica global está beneficiando também o setor de seguros. Esperamos que as economias dos países-chave industrializados melhorem no segundo semestre de 2013 e em 2014. Consequentemente, isso impulsionará a demanda por seguro”, disse Michael Menhart, economista-chefe da Munich Re.

De acordo com estimativas da Munich Re, até 2020, o mercado de seguros de property e casualty crescerá, como um todo, cerca de 50% em comparação com 2012, alcançando € 1,85 trilhão, e o mercado de seguro de vida crescerá aumentará em cerca de dois terços, passando a somar € 3,1 trilhões. O crescimento de seguros e resseguros será mais forte em países emergentes do que em países industrializados.

O levantamento ainda indica que o crescimento dos mercados maduros da América do Norte, Europa Ocidental e os países industrializados da Ásia e Pacífico permanecem com força dominante. Em termos do total de prêmios de seguros primários, sua participação cairá para 73% em 2020 – cerca de 10 pontos percentuais menor do que em2012. Aparticipação dos países emergentes na Ásia vai subir de 8% para 16%.

“Cerca de metade de todos os prêmios adicionais ganhos entre 2013 e 2020 virá dos EUA, China e Japão. Nesse sentido, os mercados saturados e os mercados emergentes representam ambos um grande potencial de crescimento em seguros e resseguros”, disse Menhart.

O estudo também estimou as taxas reais de crescimento para os próximos anos (descontada a inflação). A previsão de crescimento de prêmios para o mercado global de seguros primários deverá beirar os 3% em 2013 e pouco mais de 3,5% em 2014. Em 2012, o mercado cresceu cerca de 1%. A principal razão para o crescimento esperado é a recuperação prevista no ramo de seguros de vida.

No resseguro, o crescimento foi de 3,3% em 2012, em parte devido a aumentos seguidos das taxas de catástrofes naturais graves nos últimos anos. É provável um crescimento de cerca de 1% em 2013 e de 2,3% em 2014, e está previsto para ser maior em resseguro de vida do que em resseguro de property e casualty. Além disso, no curto prazo, os países emergentes detêm o maior potencial de crescimento para o setor de seguros. No segmento de property e casualty, o crescimento mais forte pode ser esperado na Ásia. No seguro de vida, a América Latina deverá apresentar as maiores taxas de crescimento em 2013 e 2014. O mercado europeu trilha atrás de todas as outras regiões em termos de crescimento em ambas as classes de negócio.

Jamille Niero / Revista Apólice

(Fonte: http://revistaapolice.com.br/2013/05/brasil-estara-entre-os-10-maiores-mercados-de-seguros-do-mundo-em-2020/)


Ver mais Postagens